Exagero — um problema de percepção e de projetos

tio gegeca (rogerio)
5 min readApr 22, 2023
Desenho do autor com o Grupo de Urban Sketchers do Vale do Aço, em visita à igreja de Coronel Fabriciano-MG. Note-se que as distorções na perspectiva, que parecem desrespeitar o desenho de observação, mas servem para dar uma impressão da igreja em direção ao céu

1
“Exagero” é quando algo é dito ou feito de uma maneira que faz parecer maior. Pode acontecer de muitas maneiras, em arte, literatura ou comportamento, para diferentes propósitos, como humor, ênfase, persuasão ou manipulação. Pode ser bom ou ruim, dependendo da situação ou propósito. As pessoas exageram as coisas, como a gravidade de uma situação ou o efeito de uma política, levando a mal-entendidos. Pessoas que exageram ou mentem perdem credibilidade e confiança, levantam dúvidas e parecem ser desonestas. Exagerar diferenças pode levar a conflitos, o que leva a mais polarização. Pessoas agem mal em problemas que pareçam grandes ou pequenos demais. Se alguém diz que é melhor do que é, prejudica sua reputação. O exagero deve ser tratado com cuidado.

Porém, pode ter efeitos positivos, dependendo do contexto e da intenção. Por exemplo, quando um exagero cômico cria uma situação ridícula. Pode ser usado para destacar um ponto ou argumento, tornando-o memorável ou impactante. Na arte e na literatura, pode criar mundos fantásticos que inspiram a imaginação e novas possibilidades. O exagero pode ser usado para anunciar um produto ou serviço melhor para potenciais clientes. Também pode inspirar as pessoas a alcançar grandes objetivos. O exagero pode ser bom, mas requer sabedoria.

Costuma ser um grande problema no processo de projeto, assim como em outras áreas de tomada de decisão e resolução de problemas. O exagero leva a projetos difíceis de implementar, de manter ou que simplesmente não atendem às necessidades. Fazer promessas excessivas ou estabelecer metas irreais para um projeto pode levar a decepção, frustração e perda de confiança. Quando as reivindicações e demandas são exageradas, o processo de projeto fica confuso e pior. Desperdiçamos tempo e dinheiro em partes que não são relevantes, em vez de focar nas partes essenciais do projeto. Isso também leva a atrasos, estouros de orçamentos e de prazos, e um produto ou lugar de menor qualidade. Todos precisam ter cuidado com os riscos de exagerar.

É preciso priorizar as partes mais importantes de qualquer projeto para garantir que sua realização seja eficiente. O exagero pode tornar a tomada de decisão e a solução de problemas do cotidiano mais difíceis, com ansiedade desnecessária. Todos conhecem problemas que acabaram sendo mais fáceis de resolver do que o esperado, em que o exagero da preocupação e do esforço iniciais apenas pioraram as coisas. Na política e na mídia, o exagero cria pânico ou indignação, levando a decisões precipitadas e erradas. Nos relacionamentos pessoais, o exagero leva a mal-entendidos e conflitos. No marketing, pode criar expectativas falsas, ou distorcer características de produtos e serviços. Todos devem evitar decepções, frustrações e perda de confiança. O exagero de fatos ou a interpretação equivocada de pesquisas acadêmicas leva a conclusões equivocadas, e atrasa o progresso e a inovação na educação. Na área da saúde, o exagero leva a sofrimentos, tratamentos e procedimentos desnecessários, tornando as pessoas ansiosas com sintomas, resultando em maiores custos de saúde, além do prejuízo aos pacientes.

2
Há uma crescente conscientização sobre como o ambiente influencia o comportamento humano, emoções e bem-estar. A percepção das características físicas do ambiente, como a quantidade de luz natural, o nível de ruído e a disponibilidade de áreas verdes, pode afetar a saúde mental das pessoas. Pesquisadores têm estudado como fatores sociais e culturais podem afetar a saúde mental, como o senso de comunidade, a qualidade das interações sociais e a disponibilidade de serviços e comodidades urbanas. Arquitetos tentam criar ambientes para a saúde mental e o bem-estar.

A percepção exagerada dos diversos fatores que influenciam a integração do ambiente construído com o ambiente natural e imaginário também é um perigo. É preciso uma análise crítica e integrada do ambiente para criar espaços que promovam a saúde mental e o bem-estar. A loco-neurose é um tipo de estresse psicológico associado à arquitetura, paisagem e design urbano de um lugar. Viver em uma área com muita poluição pode nos deixar estressados e ansiosos, enquanto o acesso a elementos naturais, comunidades de lugares agradáveis, com bons serviços e comodidades urbanas, pode melhorar nosso humor e ajudar a relaxar no dia-a-dia. Ambientes que ajudam a saúde mental e o bem-estar podem ser criados usando espaços verdes, luz natural, áreas tranquilas, conexões sociais e um senso de comunidade. Por outro lado, uma abordagem exagerada nas decisões de projeto pode perturbar esse equilíbrio e criar ambientes que não são propícios ao bem-estar.

As decisões de projeto devem ser tomadas de maneira equilibrada e harmoniosa. Só se pode criar ambientes que promovam harmonia e tranquilidade ao se concentrar na boa percepção dos delicados equilíbrios entre os muitos fatores na paisagem urbana e cultural. Em suma, o exagero pode ser uma ferramenta poderosa ou uma armadilha perigosa. É importante tomar cuidado para não criar conflitos, decepções, e problemas físicos e psicológicos. A abordagem deve ser sempre equilibrada e integrada para promover o bem-estar.

check this text in english: https://tiogegeca.medium.com/exaggeration-a-problem-of-perception-and-design-8e0a4a82a792

https://linktr.ee/gegeca

Aviso: Este artigo contém links afiliados para meus livros. Se você comprar um livro ou lê-lo pelo Kindle Unlimited, ganharei uma comissão ou receberei uma compensação, sem nenhum custo extra para você. Obrigado pelo seu apoio! Observe que devido à minha localização, o Medium não me permite receber quaisquer ganhos diretos dos leitores dos meus artigos. Seu apoio é muito apreciado e ajuda a sustentar minha escrita.

  1. Design Meaning: Meaning Design by R. B. Assunção (tiogegeca)
    Kindle Edition https://amzn.to/4bhMsrL (edição em Inglês) Mergulhe na intrincada relação entre design e significado nesta instigante discussão. Perfeito para qualquer pessoa fascinada pela forma como o design molda nossas experiências e interações, este livro desafia, inspira e esclarece leitores em todas as disciplinas.
  2. Planning Philosophy: Philosophy Planning by R. B. Assunção (tiogegeca) Kindle Edition https://amzn.to/3WEX3sT (edição em Inglês, apenas eBook) Explore a interação entre filosofia e planejamento urbano. Edição revisada e ampliada, oferecendo reflexões focadas em como a filosofia do planejamento e o planejamento da filosofia moldam nossos ambientes físicos e sociais.
  3. Lições Solitárias: Arquitetura e Evolução das Ideias by R. B. Assunção (tiogegeca) (edição em Português, disponível em eBook e Impresso sob demanda) https://amzn.to/3w5logB Mergulhe numa viagem reflexiva, onde a arquitetura se encontra com a evolução das ideias. Este livro oferece novas perspectivas sobre a materialização de projetos, discutindo representações e processos de projetos enriquecidos com desenhos do autor. Ideal para arquitetos, designers, engenheiros e qualquer pessoa interessada em planejamento urbano e no progresso da humanidade.
  4. A PERSONALIDADE ARQUITETÔNICA DE OURO PRETO by R. B. Assunção (tiogegeca) Kindle Edition (edição em Português, apenas como eBook) https://amzn.to/3V2yCUM Embarque em uma viagem única por Ouro Preto com um guia que entrelaça visões arquitetônicas com a rica trama histórica desta cidade icônica de Minas Gerais. Este eBook se expande em uma exploração dialética da evolução de Ouro Preto, desde suas origens no século XVII até seu encanto atual. Este guia também é uma reflexão sobre como a arquitetura e o planejamento urbano encapsulam a alma de um lugar.

--

--

tio gegeca (rogerio)
tio gegeca (rogerio)

No responses yet